27/03/2017 às 17:30 Dicas para mamães

Sua criança está dodói e não quer saber de comer?

2119
2min de leitura

Geralmente a criança doente fica sem apetite mesmo. Às vezes porque está enjoada, sentindo dor, desanimada, às vezes porque o humor não está lá “aquela maravilha” ou simplesmente porque quando adoecemos nossa digestão fica prejudicada (isso porque o fluxo sanguíneo prioriza curar o corpo e deixa o intestino um pouco de lado).

Mas e aí? O que fazer?

Primeiramente mantenha a calma e não se desespere.

Capriche na hidratação, de preferência com líquidos que sejam saudáveis e que forneçam algum nutriente para o seu filho, já que ele não está aceitando muito bem os sólidos. Sucos com muitas frutas diferentes, água de coco e vitamina com aveia são ótimas opções.

Se a criança estiver com dificuldades de engolir, ofereça o líquido em pequenos volumes várias vezes por dia. No caso de bebês, se estiver recusando, use a seringa para dar água. Muito cuidado com a desidratação! Ela é muito mais séria do que a perda de peso.

Não insista para criança comer muito e nem force. Ofereça o alimento aos poucos e de vez em quando.

Evite comidas muito temperadas. Alimentos leves como mingaus, arroz doce, canjica, frutas com aveia, vitaminas, sopas e caldos costumam ser bem aceitos.

Tente não oferecer alimentos que não são saudáveis porque seu filho pode criar hábitos inadequados e querer dar continuidade quando sarar. Antes dos 2 anos nada de açúcar, ok?

Parece óbvio, mas tenha colado na sua geladeira ou anotado em sua agenda uma lista de comidinhas saudáveis que seu filho gosta.

Se a criança estiver com enjoos ou vomitando, ofereça alimentos mais secos e evite também oferecer líquidos juntamente às refeições. A temperatura mais fria geralmente é mais bem aceita nesses casos. Aproveite para fazer picolé e chuchup caseiro.

Se seu filho estiver com feridas na boca, como no caso de estomatite, gengivite, cirurgias de boca e ajuste de aparelho dental, prefira os alimentos mais ralos e gelados. Evite os alimentos azedos, cítricos, salgados ou muito temperados, em geral eles fazem as feridas da boca arderem.

O consumo de proteína é muito importante para a resposta imunológica, ofereça carnes molinhas como peixe, vísceras, coxa de frango, além de ovo e laticínios.

Fique calma! Vai passar.

Por Alice Carvalhais - Nutricionista Materno Infantil

27 Mar 2017

Sua criança está dodói e não quer saber de comer?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

comportamento infantil crianças mães meu filho mão quer comer pais e filhos resfriado ser mae

Quem viu também curtiu

14 de Fev de 2018

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DE 0 A 3 MESES

08 de Set de 2017

O que devo saber antes de contratar o ensaio Newborn

24 de Jul de 2017

CÃES SE MOSTRAM ALIADOS CONTRA ALERGIA E OBESIDADES EM BEBÊS

Logo do Whatsapp