16/03/2017 às 21:30 Dicas para gestantes

Mitos e verdades da alimentação durante a gestação

660
3min de leitura

Grávida deve comer dobradoMito. As necessidades nutricionais de gestantes são diferentes das de uma mulher não grávida. Entretanto, essas diferenças NÃO são quantitativamente tão importantes a ponto de se justificarem grandes modificações no cardápio. No segundo e terceiro trimestre da gestação, a grávida deve aumentar apenas 300kcal/dia e, em termos alimentares, isso não representa grande volume de alimento. O excesso calórico não tem nenhuma vantagem e seus malefícios estéticos e fisiológicos são amplamente conhecidos e podem gerar intercorrências como diabetes gestacional, aumento da pressão arterial e uma série de outros problemas.

Grávida deve comer muita salada cruaMito. O maior problema relacionado à ingestão de salada crua é o risco de infecção por toxoplasmose. Aproximadamente 54% das gestantes são suscetíveis a esta doença (têm IgG e IgM negativos). A toxoplasmose é uma doença parasitária, geralmente assintomática e, quando contraída durante a gestação, pode levar ao retardo mental, cegueira no recém- nascido e até mesmo abortos. As formas de transmissão incluem contato com as fezes de gatos infectados, ingestão de vegetais e carnes contaminados. Portanto, as grávidas que não são imunes à toxoplasmose devem evitar vegetais crus em restaurantes. Em casa quando bem higienizados (usando solução com cloro) podem ser consumidos.

Grávida pode não deve comer carne cruaVerdade. (vide comer salada). A carne crua deve ser evitada por gestantes não imunes àtoxoplasmose. Elas não devem ingerir c carne crua ou malcozida principalmente de porco, boi, coração de galinha e carpaccio.

Grávida não pode comer comida japonesaMito. Muitas grávidas que tem suscetibilidade à toxoplasmose não comem peixe cru. Porém, o peixe não faz parte do ciclo reprodutivo do parasita que causa a doença. Assim, do ponto de vista científico, não há razões para proibir seu consumo na gravidez. Entretanto, por se tratar de uma comida crua, é importante tomar cuidado higiênico/sanitário, como: escolher um restaurante de boa procedência e pedir sempre a “la carte”, evitando consumir comida japonesa exposta em self-services.

Grávida não pode consumir queijosVerdadeiro, em parte. Queijos moles como brie, camembert e feta, devem ser evitados na gestação. Esses tipos podem ser meio para o desenvolvimento da bactéria Listeria oferecendo risco de infecção gastrointestinal intensa, atingindo o sistema imunológico e podendo levar ao aborto ou ao nascimento prematuro do feto. É indicado o consumo apenas de queijos brancos duros, curados e pasteurizados.

Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite maternoMito. Não existem alimentos que aumentam a produção de leite. Para produzir leite a mãe precisa descansar, ingerir muita água e  o bebê precisa sugar a mama para estimulá-la. A lactação é um momento especial na vida da mulher. Nesse período, ocorre um aumento das necessidades de nutrientes e essa demanda deve ser suprida com uma alimentação balanceada e de alto valor nutricional. Enquanto as nutrizes acreditarem na necessidade de subterfúgios (alimentos específicos como canjica e cerveja preta, chás, simpatias) para que seu leite seja suficiente e completo, estarão inseguras quanto à sua capacidade inata de amamentar e, portanto, sujeitas ao desmame precoce.

Por Caroline Fernandes - Nutricionista Gestacional

nutricaogestacional.com.br

16 Mar 2017

Mitos e verdades da alimentação durante a gestação

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

alimentação gestante alimentação grávida comer por dois dica para gestante dicas para grávidas doce espera gestante grávidas mae nutrição gestacional ser mae

Quem viu também curtiu

22 de Mai de 2017

Cuidados na gravidez

16 de Abr de 2017

Por que fazer um álbum de Newborn?

11 de Out de 2021

Ensaio de Bebê e Infantil

Logo do Whatsapp