03/06/2017 às 19:36 Dicas para mamães

O sono do recém-nascido

543
2min de leitura

O sono do recém-nascido

Os recém-nascidos dormem bastante, mas não por muito tempo e de uma vez. Felizmente, há formas de ajudar a colocar seu bebê em uma programação de sono, com momentos de tranquilidade e cujos sentidos são envolvidos, levando ao sono mais frequente e a um desenvolvimento mais saudável.

As primeiras semanas da vida do seu bebê têm tudo a ver com ajustes — para ele e para você. É muito cedo para esperar padrões estruturados de sono, então, siga as pistas do seu pequeno.

Recém-nascidos acordam — muito

Durante os primeiros meses, o bebê dorme e acorda várias vezes ao dia (e à noite!). Recém-nascidos podem ter longas horas de sono (entre 10 e 18 horas por dia), distribuídas homogeneamente durante as 24 horas, sem muita diferença entre período noturno e diurno. Os bebês podem dormir de 2 a 5 horas de cada vez. Certifique-se de responder aos sinais dele quando acordar, pois ele provavelmente precisa comer… e de uma troca de fraldas!

Por que seu recém-nascido acorda

Normalmente, seu recém-nascido acorda porque está com fome ou precisa ser trocado. Esteja atenta a mudanças repentinas nos padrões de sono, que podem indicar doenças ou fome induzida pelos estirões de crescimento.

SMSI (Síndrome da morte súbita infantil)

Para reduzir as chances de SMSI, sempre coloque seu bebê para dormir deitado de barriga para cima, não de bruços. Ele deve dormir em um colchão firme, sem nenhuma cobertura fofa ou solta, nenhum bicho de pelúcia ou travesseiro.

Ensine a diferença entre noite e dia

Quando o seu bebê dormir durante o dia, mantenha as luzes acesas e os sons em níveis normais. À noite, por sua vez, apague ou use uma luz noturna, amamente e troque seu bebê da forma mais calma e tranquila possível e limite as suas interações colocando-o no colo delicadamente. Seu toque vai acalmá-lo, melhorando a qualidade e quantidade de sono dele. Você logo notará que os períodos mais longos de sono do bebê ocorrem durante a noite.

Hora da soneca — para a mamãe também

Utilize a hora do sono do seu bebê como um momento para descansar também. Pode parecer tentador usar esse tempo para realizar algumas tarefas, mas você conseguirá dar conta de mais coisas se descansar enquanto seu bebê dorme.

Crie uma rotina para a hora de dormir

Nossa Rotina de 3 passos  inclui a hora do banho e a massagem, dois rituais fundamentais para o desenvolvimento saudável do seu bebê. Quando feitos de forma regular, esses rituais, combinados com os carinhos de um momento tranquilo, também ajudam seu bebê a saber que é hora de dormir.

Um banho morno

Uma massagem suave

Fonte: Johnsons Baby

03 Jun 2017

O sono do recém-nascido

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

banho bebê desenvolvimento saudavel fotografa de bh fotografabh fotografadebebe fotografadefamiliabh fotografadenewbornbh fotografiabh fotosdegestantebh fotosdenewbornbh horadasoneca horadedormir massagem nataliamelofotografia programaçãodosono recém-nascido rotinadosono simdromedemortesubita sono

Quem viu também curtiu

27 de Mar de 2017

Sua criança está dodói e não quer saber de comer?

14 de Fev de 2018

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DE 0 A 3 MESES

08 de Set de 2017

O que devo saber antes de contratar o ensaio Newborn

Logo do Whatsapp