11/05/2017 às 23:10 Dicas para mamães

Preparação e banho do bebê

592
3min de leitura

DICAS PARA UM BANHO PERFEITO E RELAXANTE:

Prepare o ambiente: a divisão deve estar livre de correntes de ar, mas arejada, com uma temperatura ambiente entre os 36/37º.Reúna as condições de segurança: o bebê deve manter-se sempre no raio de visão dos pais e nunca deve ser deixado sozinho junto à zona do banho.Preparar o banho: reúna tudo o que vai precisar para ter o que precisa à mão antes de iniciar o banho: toalhinhas, termômetro para avaliar a temperatura da água, produtos de higiene, material para desinfetar o coto umbilical, toalha de banho (de preferência com gorro), fralda, roupa (interior e exterior).Nunca deixe o bebê/criança sozinho perto de água ou durante o banho, pois basta meio palmo de água, e apenas alguns segundos, para se afogar.Verifique a estabilidade de todos os artigos assegurando-se de que não poderão tombar sobre o bebé durante a sua utilização.

COMO PREPARAR E DAR O BANHO AO BEBÊ:

Retire anéis, pulseiras, relógio e suba as mangas. Assim não tem distrações nem incômodos e o contacto de pele com pele permite-lhe manter o bebê mais seguro durante todo o banho.Primeiro deite a água fria na banheira e só depois acrescente a água quente. Os bebês pequeninos podem afogar-se num palmo de água. Mantenha-o sempre bem seguro, com a cabeça e costas bem apoiadas.Verifique a temperatura da água com um termômetro ou com o pulso, costas da mão ou cotovelo.Ao retirar a fralda, se estiver suja, limpe primeiro a zona da fralda com um toalhete para evitar que sujar a água do banho (sempre da frente para trás para evitar sujar a área genital com vestígios de cocó).É preciso ter um cuidado especial com a cabeça do bebê; é proporcionalmente muito grande e pesada e os músculos do pescoço ainda não estão totalmente desenvolvidos.Começar por lavar as zonas mais limpas do corpo do bebê e só depois passar para a zona da fralda.Limpar com o dedo a área em redor dos olhos do bebê, começando da parte de fora para dentro.Evite o uso de esponja (que por permanecer úmida entre banhos pode criar bactérias e causar alergias). As mãos são tudo o que precisa para dar banho ao seu bebé. Se preferir, use um toalhete de algodão e lave-o a cada utilização.Como a pele do bebé é extremamente sensível e reativa, evite colocar o gel de banho diretamente na pele. Deite uma pequena porção na mão ou no toalhete e faça espuma antes de lavar o bebê.Se o seu bebé ainda é muito pequenino, não tenha receio de manipular a zona do cordão umbilical (coto umbilical). É indolor para o bebê e esta zona deve ser muito bem limpa para evitar infeções e desconforto.Tenha em atenção às dobrinhas na pele na zona da fralda. Lave esta zona delicadamente, sempre com movimentos de frente para trás (para evitar trazer resíduos de cocó para a área dos genitais).Mantenha o bebê firmemente seguro durante todo o banho. Depressa vai encontrar a melhor forma mais confortável de o manter seguro.Se possível, passe a pele do bebé por água limpa.

DEPOIS DO BANHO…

Embrulhe o bebé numa toalha de algodão (de preferência com gorro para aconchegar a cabeça e evitar resfriados). Limpe primeiro a face, depois passe para o corpo, a cabeça e seque bem todas as dobrinhas da pele.Deite o bebé numa zona segura para desinfetar o coto umbilical, colocar o creme hidratante no corpo e colocar a fralda.Aproveite o banho para fazer uma massagem relaxante no seu bebé. O suave contacto das suas mãos transmitem afeto, segurança e amor ao mesmo tempo que melhora a respiração, favorece o sono e a digestão e estimula o sistema imunitário. Concentre-se neste momento e usufrua da onda de carinho que os envolve.Massaje primeiro o creme para o corpo nas suas mãos, para o aquecer ligeiramente, e só depois aplique no corpo do bebê com massagens leves e suaves.Numa pele íntegra, sem problemas, irritações ou fissuras, pode usar o mesmo creme para o rosto, corpo e zona da fralda.Vista o bebê devagarinho, com cuidado e atenção para não prender a roupa na cabeça e evitar puxões. A roupa do bebé deve ser, sobretudo, simples, cômoda e prática de vestir e usar.

Fonte: Mãe me quer

11 Mai 2017

Preparação e banho do bebê

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

banho perfeito banho relaxante bebe cuidados co bebe cuidados com o banho cuidados do bebe hora do banho mãe de primeira viagem massagem relaxante

Quem viu também curtiu

27 de Mar de 2017

Sua criança está dodói e não quer saber de comer?

14 de Fev de 2018

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DE 0 A 3 MESES

08 de Set de 2017

O que devo saber antes de contratar o ensaio Newborn

Logo do Whatsapp